Subscribe

Cum sociis natoque penatibus et magnis

Construção e Validação da Tabela Nacional de Funcionalidade para as Doenças Crónicas

Carla Pereira, Jaime Branco, Manuel Lopes, Ana Escoval, Paulo Nogueira, Alexandre Diniz, Fernando Guerra, Anabela Coelho

Resultados

Extensão da App para Autogestão da doença crónica

Abstract

 

Introdução
A avaliação sistemática e registo da funcionalidade de pessoas adultas com doença crónica permite horizontalizar políticas de saúde, sociais e emprego de acordo com a funcionalidade; dotar os profissionais de saúde e sociais de um instrumento de recolha de informação, que complemente os registos de doença; medindo os ganhos de funcionalidade. O objetivo de estudo foi desenvolver uma Tabela Nacional de Funcionalidade para adultos em idade ativa com doença crónica, de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da Organização Mundial de Saúde. Material e

Métodos
Recorremos a métodos quantitativos e qualitativos; revisão da literatura (17 artigos), grupo focal (nove peritos), painel de Delphi (16 peritos) e estudo exploratório (309 pessoas com doença crónica).

Resultados
Na revisão da literatura, foram identificadas 67 atividades limitadas na população em estudo das quais foram selecionadas 40 atividades pelo grupo focal e 38 validadas pelo painel de Delphi.

Discussão
Para testar as propriedades psicométricas comparamos o valor médio de todos os coeficientes possíveis do tipo consistência interna (split-half). Na análise da discriminação dos níveis de funcionalidade em amostras diferentes, verificou-se a igualdade de variâncias pelo teste de Levene e a igualdade de média por recurso ao teste t. De acordo com a observação e análise do coeficiente α de Cronbach, verificou-se que a Tabela Nacional de Funcionalidade proposta apresenta bons níveis de fiabilidade. Na análise de componentes principais, identificaram-se cinco dimensões.

Conclusão
A referida tabela tem características psicométricas apropriadas no que diz respeito à consistência, fiabilidade e validade interna.

in Revista Científica da Ordem dos Médicos, Acta Médica Portuguesa. Vol. 29, Issue 02, February, 2016.

Autores

Carla Pereira, Jaime Branco, Manuel Lopes, Ana Escoval, Paulo Nogueira, Alexandre Diniz, Fernando Guerra, Anabela Coelho.

Keywords

Adulto; Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde; Doença Crónica; Portugal.

MAIS ACTIVIDADES